tag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post928687879944948077..comments2023-03-31T06:29:20.107-03:00Comments on Tomatadas: Geografia escolar despreza a boa ideia de Yves LacosteLuis Dinizhttp://www.blogger.com/profile/04013768708753131318noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-37771487575716661182017-03-24T10:14:22.577-03:002017-03-24T10:14:22.577-03:00Olha, eu não conheço quase nada que seja assim na ...Olha, eu não conheço quase nada que seja assim na área de geografia econômica. Ou, pelo menos, quase nada que seja recente. Recomendo que você leia a tese de doutorado de Fernando Raphael Ferro de Lima, que eu orientei (existe em pdf). Também a dissertação de mestrado de Anselmo Heidrich, que discute geografia urbana à luz da teoria institucionalista. Fora isso, vale a pena a produção da geografia quantitativa, embora já seja bem antiga. Por exemplo, a coletânea de artigos organizada por Speridião Faissol que eu cito na minha tese. Abs Luis Dinizhttps://www.blogger.com/profile/04013768708753131318noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-32393882004946724432017-03-23T21:06:44.022-03:002017-03-23T21:06:44.022-03:00Aproveitando que estou por aqui, gostaria de saber...Aproveitando que estou por aqui, gostaria de saber se o senhor poderia me indicar uma lista de leitura de geógrafos brasileiros ou do exterior que fogem do discurso esquerdista ou que atacam esse discurso. Tenho aprendido bastante com o blog do senhor, mas gostaria de complementar esse aprendizado com uma literatura específica e mais aprofundada. Agradeço a atenção e aguardo ansiosamente. Abraços.Vinícius Duartehttps://www.blogger.com/profile/12407943577621641040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-43751901695577032362017-03-23T21:02:15.850-03:002017-03-23T21:02:15.850-03:00Muito obrigado professor.Muito obrigado professor.Vinícius Duartehttps://www.blogger.com/profile/12407943577621641040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-31331249714513910332017-03-23T08:40:44.950-03:002017-03-23T08:40:44.950-03:00Olá, Vinicius. Já disponibilizei os links para a t...Olá, Vinicius. Já disponibilizei os links para a tese e a capa da tese na barra lateral do blog. AbraçoLuis Dinizhttps://www.blogger.com/profile/04013768708753131318noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-39698514440602354882017-03-14T10:58:38.372-03:002017-03-14T10:58:38.372-03:00OK professor. Aguardo ansiosamente. Abraços.OK professor. Aguardo ansiosamente. Abraços.Vinícius Duartehttps://www.blogger.com/profile/12407943577621641040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-52495853136952254252017-03-13T09:24:32.698-03:002017-03-13T09:24:32.698-03:00Oi, Vinicius. Obrigado pelas palavras de incentivo...Oi, Vinicius. Obrigado pelas palavras de incentivo. Quando eu defendi a tese, ainda não havia os arquivos digitais, então só é possível consultar as versões impressas na biblioteca da FFLCH-USP e da UFPR. Mas eu vou disponibilizar um link para você e outros leitores baixarem o arquivo digital. Eu já devia ter feito isso antes, aliás. Abs Luis Dinizhttps://www.blogger.com/profile/04013768708753131318noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-6183735901574748122017-03-11T12:33:56.323-03:002017-03-11T12:33:56.323-03:00Olá professor Diniz, venho acompanhado seu blog a ...Olá professor Diniz, venho acompanhado seu blog a algum tempo e tenho aprendido bastante. Inclusive o indiquei para que meus colegas também o leiam, pois serve de contraponto a visão hegemônica marxista na Geografia. Enfim, parabéns pelo trabalho.<br />Gostaria de saber onde posso encontrar sua tese, pois a procuro e não consigo encontrar. Poderia enviar para mim?Vinícius Duartehttps://www.blogger.com/profile/12407943577621641040noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-52787689440867490632013-05-17T17:25:36.925-03:002013-05-17T17:25:36.925-03:00Muito boa a discussão. Mas, professora de Geografi...Muito boa a discussão. Mas, professora de Geografia há cerca de vinte e três anos, tenho sobrevivido às alternâncias de seu ensino, às dificuldades com os recursos e disponibilidades de livros didáticos, principalmente quanto à abrangência dos conceitos de escalas geográficas, mais especificamente para o Ensino Médio, quando buscamos resgatar os diversos teóricos da Geografia. Todos os comentários anteriores tem procedência, mas percebo que muitos autores de livros didáticos vem demonstrando certa preocupação com esta linha do pensamento geográfico proposto por geógrafos mais críticos e mais contextualizados. Quanto à autonomia para escolha do livro didático, podemos buscar construí-la, mesmo que seja degrau por degrau. É lógico que estou me posicionando enquanto professora da rede pública, apaixonada pela Geografia (e seu papel social a partir da escola).Bêniahttps://www.blogger.com/profile/12496382529670052808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-435137252644503922013-04-12T10:15:05.176-03:002013-04-12T10:15:05.176-03:00Atribuir a escolha do livro ao diretor da escola é...Atribuir a escolha do livro ao diretor da escola é mostrar desconhecimento da realidade do ensino brasileiro, tanto privado quanto público. Os critérios de enviesamento, como bem disse o Diniz, começam muito antes, nas faculdades, sobretudo nas públicas, cujo comportamento e ideologias é mimetizado em todas as outras escolas. Normalmente quem escolhe o livro é o professor ou uma comissão de professores da área. No caso das grandes redes de colégio, normalmente existe uma coordenação que escolhe os livros, na maioria das vezes em parceria e por sugestão dos próprios professores. Questões de mercado também contam, mas diante do curriculum pautado pelo MEC e pelos vestibulares das melhores universidades, qual é a variabilidade existente nos livros didáticos? Cite um autor que fuja dos lugares comuns ensinados há décadas (sobretudo desde os anos 1980) nas escolas Brasil afora? A presença ideológica nas escolas é tão forte que os professores já nem sabe questioná-la. É como a presunção de que todos são cristãos num país como o Brasil, que vê de forma desconfiada aqueles que desviam desta norma.Fernando Ferrohttps://www.blogger.com/profile/03220536766557418873noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-87246359200474505242013-04-11T00:57:42.091-03:002013-04-11T00:57:42.091-03:00É algo irônico, o ensino cartográfico deixa claro ...É algo irônico, o ensino cartográfico deixa claro que existem várias formas de se mapear um espaço, de acordo com seu propósito. Por que a região não pode ser vista da mesma forma? Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-35803398047218807342013-04-02T11:39:54.434-03:002013-04-02T11:39:54.434-03:00Não concordo que na maior parte das vezes quem esc...Não concordo que na maior parte das vezes quem escolhe o livro é o professor. Isso não ocorre nem mesmo nas escolas públicas, onde, EM TESE, o professor escolhe 3 livros e o Estado escolhe o mais viável (barato). Mas na prática, nem isso acontece, mesmo esse processo, em que os livros são pré-selecionados pelo Estado e depois pelo professor, não costuma ocorrer assim. Nas particulares então nem se fala, a maioria já trabalha com seus livros e metodologias, às quais os professores se adaptam, quando não adotam sistemas de ensino apostilado. Nesses escolas, quanto mais conceituadas a tendência é maior, muitas vezes os professores nem tem muita opção de acreditar ou não nas visões distorcidas dos livros, simplesmente não podem descredibilizar o material didático que costuma ser um trunfo das escolas, suas supostas garantias de qualidade.<br />Quem transmite imagens mentirosas do Brasil e do Mundo são os livros didáticos, os professores reproduzem o que lhes chega em mãos como material de trabalho com o aval do Estado, ou do diretor da escola particular. Os professores não deviam mesmo confiar muito nos livros, mas o fato é que são mal formados e essa desconfiança não é incentivada por ninguém, a começar pelo discurso dos livros, invariavelmente monológicos e peremptórios (você mesmo já fez observações interessantes a respeito da desatenção para a variedade de explicações). Por isso chamo atenção para a produção dos livros didáticos e sistemas de ensino, quem os faz e em quais condições? Quais as mudanças em relação aos anos 1960? Um começo necessário para esta discussão é descobrir qual livro a escola da filha do autor utiliza.<br />O seu terceiro parágrafo eu concordo, mas não acho que sejam tantos os professores que defendem o PT tão abertamente. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-62230624135740125392013-04-01T18:42:06.047-03:002013-04-01T18:42:06.047-03:00Na maior parte das vezes, quem escolhe os livros d...Na maior parte das vezes, quem escolhe os livros didáticos são os professores mesmos - no caso das escolas públicas, são sempre os professores que escolhem. Mas isso não quer dizer que todos os professores mentem deliberadamente. De fato, eles acreditam que as visões distorcidas que estão nos livros didáticos são a verdade! <br /><br />Como eu tenho dito em artigos científicos publicados, bem como em diversos posts deste blog, a geocrítica é hegemônica no Brasil, de sorte que suas teses são repetidas por todo mundo como se fossem verdades óbvias e indiscutíveis. Os professores transmitem imagens mentirosas do Brasil e do mundo acreditando que são verdadeiras!<br /><br />Ainda assim, devo dizer que há certos professores que mentem de forma deliberada, sim! Isso ocorre quando eles desdizem as coisas que afirmavam antes de o PT chegar ao poder para fazer de conta que as gestões petistas são coerentes com a história do partido. Como as criança e adolescentes não viveram aquela época, ficam pensando que o professor diz a verdade quando sugere que o PT sempre foi a favor de pagar a dívida externa...Luis Dinizhttps://www.blogger.com/profile/04013768708753131318noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8001533744656968533.post-88691701435246530242013-04-01T15:03:18.431-03:002013-04-01T15:03:18.431-03:00Olá Diniz, li o texto integral, e vi seu comentári...Olá Diniz, li o texto integral, e vi seu comentário logo abaixo. Tentei responder a ele ali mesmo, para não tirar do contexto e proporcionar também, quem sabe, uma resposta do próprio autor do texto. Mas não consegui publicar pois não tenho conta no google (nem quero fazer, já tenho muitas pra meu gosto, rs), portanto, o faço por aqui mesmo. Abraço e novamente parabéns pelo blog.<br />Pedro<br />Nesse caso não são os professores que contam as mentiras, mas sim os autores e editores dos livros didáticos. Vejam, não quero isentar os professores, mas no caso em questão o problema são os livros didáticos, o professor inclusive tem o poder de amenizar os danos. Quem escreve os livros didáticos e em quais condições? Quem os escolhe nas escolas ou, no caso, na escola da filha do autor, visto que em cada escola muda o processo de escolha, se é que ele existe (do ponto de vista do professor), especialmente no caso das particulares.? Existem livros que ensinam diferente disto, ou trata-se de um padrão quase universal dos nossos livros, evidenciando assim uma homogeneidade preocupante dos mesmos, frente à diversidade científica da geografia?? Essas são as questões pertinentes para esse artigo, e não uma suposta manipulação por parte de professores esquerdistas.Anonymousnoreply@blogger.com