Já comentei o quanto gosto dos textos do jornalista Augusto Nunes. Além de escrever muito bem, informar com precisão e não ter papas na língua, ele ainda nos brinda com uma ironia deliciosa. Vale a pena conferir o texto que ele escreveu para comentar a entrega do troféu Homem Sem Visão 2011 para Márcio Thomaz Bastos. Abaixo, só uma pequena amostra do texto.
O jornalista Leandro Narloch, em seu Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, avisa que "já é hora de jogar tomates na historiografia politicamente correta". Este blog faz a mesma coisa com a geografia e o sistema de ensino atuais, que carregam os mesmos vícios. E está explicado o título do blog. Por Luis Lopes Diniz Filho
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
domingo, 18 de dezembro de 2011
Um bode expiatório para os "aloprados"
A imprensa divulgou estes dias os desdobramentos das investigações referentes à "lista de Furnas", um documento falso elaborado por um estelionatário contratado por políticos do PT. O objetivo da fraude era acusar políticos adversários de usarem as mesmas práticas corruptas que o PT vinha usando, bem como servir para salvar Lula de um possível processo de impeachment que pudesse derivar das investigações sobre o "mensalão" (aqui). Lembrei-me imediatamente de um pequeno texto que escrevi por ocasião de um evento ocorrido na UFPR em 2010, o qual reproduzo abaixo:
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Quem mente é Marilena Chaui!
O colégio em que meu filho estuda escolhe seus livros didáticos entre aqueles mais radicalmente marxistas e com forte teor doutrinário. Exemplos disso são a cartilha de história de Mário Schmidt, já bastante criticada em textos jornalísticos, e o livro Filosofia - série novo ensino médio, de Marilena Chaui (Ática, 2009).
domingo, 11 de dezembro de 2011
Vesentini cometeu erro grosseiro ao tratar da fome
Os livros didáticos de geografia adoram falar sobre a "questão da fome", e as obras de Vesentini não fogem à regra. O problema é que, como já é sabido desde a publicação da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 - POF, a desnutrição deixou de ser um problema nacional e de grandes dimensões há muitos anos (e o Fome Zero nada teve a ver com isso).
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
A "máquina de moer ministros"
Uma característica de acadêmicos e jornalistas simpáticos ao PT é transformar o vício em virtude sempre que esse partido se encontra na berlinda por estelionato eleitoral ou problemas éticos. Eu estava agora mesmo lendo um artigo de Reinaldo Azevedo que comenta a sequência sem fim de escândalos que é o governo Dilma - em perfeita continuidade com o de Lula - e sorri ao ler esta citação de Gilberto Dimenstein:
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Retórica de Lopes de Souza não disfarça a banalidade das suas explicações
Os intelectuais de esquerda são movidos pela convicção de que o capitalismo responde pelos males do mundo, raciocínio ao qual certos volteios dialéticos conseguem, às vezes, dar um verniz de sofisticação, mas sem eliminarem seu teor determinista monocausal. Diante da criminalidade, essa tendência de pensamento costuma eximir os bandidos da responsabilidade por seus atos, já que a pobreza, a desigualdade e a "opressão capitalista" seriam as verdadeiras causas do problema.
sábado, 3 de dezembro de 2011
Piauí revela que cubanos vivem "por la izquierda"
Não costumo reproduzir textos publicados em outros sites, mas vou usar este post para pinçar algumas informações relevantes da excelente matéria publicada sobre Cuba na revista Piauí, cujo título é La vida por la izquierda. Ele confirma coisas que já são bem sabidas e também destrói alguns mitos que políticos e professores brasileiros teimam em espalhar. De forma esquemática, o artigo informa, entre outras coisas, que:
Assinar:
Postagens (Atom)