quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Para citar Che Guevara



A todos aqueles que, assim como eu, não aguentam mais ver frases de Che Guevara servindo de epígrafe para trabalhos acadêmicos, palestras e discursos de estudantes, ofereço uma pequena coletânea de citações que servem de antídoto. Todas elas foram extraídas do Guia politicamente incorreto da América Latina, de Leandro Narloch e Duda Teixeira (Leya, 2011), mas as referências são dos textos originais citados pelos autores.

SEM PERDER A TERNURA

"Fuzilamentos? Sim, temos fuzilado. Fuzilamos e seguiremos fazendo isso enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta à morte". Che Guevara, em discurso proferido durante a Conferência das Nações Unidas, em Nova York, no ano de 1964.

RACISMO

Comparando negros e portugueses, Che escreve que "o desprezo e a pobreza os unem na luta cotidiana, mas o diferente modo de encarar a vida os separa completamente; o negro, indolente e sonhador, gasta seu dinheiro em qualquer frivolidade, o europeu tem a tradição de trabalho e economia". Che Guevara. Diários de motocicleta, versão digital, p. 230.

JUVENTUDE REBELDE

[Os jovens devem] "pensar como massa e atuar com as iniciativas que nos oferece a classe trabalhadora e as iniciativas dos nossos dirigentes supremos". Che Guevara. Textos políticos. Global, 2009, p. 34.

PAZ

"Há que levar a guerra até onde o inimigo a leve: à sua casa, a seus lugares de diversão, torná-la total. Há que impedi-lo de ter um minuto de tranquilidade, de ter um minuto de sossego fora dos quartéis, e mesmo dentro deles: atacá-lo onde quer que se encontre; fazê-lo sentir-se uma fera acossada onde quer que esteja". Che Guevara. Textos políticos. Global, 2009, p. 82

A PAZ MUNDIAL

"Se os mísseis tivessem ficado em Cuba, usaríamos todos, apontando-os para o coração dos Estados Unidos, inclusive Nova York, para nos defendermos". Che Guevara, em entrevista ao London Daily Worker, sobre o desfecho da crise diplomática iniciada com a instalação de mísseis soviéticos na ilha.

[Cuba] "é o exemplo tremendo de um povo disposto ao autossacrifício nuclear, para que suas cinzas sirvam de alicerce para uma nova sociedade". Explicando que usaria os mísseis soviéticos para iniciar a Terceira Guerra Mundial, que deveria terminar com a vitória socialista. Jorge Castañeda. Che Guevara: a vida em vermelho. Companhia de Bolso, 2009, p. 197. O texto original de Che com essas palavras foi publicado postumamente, em 1968, na revista Verde Olivo.

DIZ-ME COM QUEM ANDAS...

"Jurei ante um retrato do velho camarada Stálin não descansar até ver aniquilados estes polvos capitalistas". Pedro Corzo. Cuba: perfiles del poder. Ediciones Memórias, 2007, p. 198.

2 comentários:

  1. http://www.cartacapital.com.br/economia/dez-anos-depois/?autor=642

    Professor, gostaria de saber sua opinião quanto a o texto do link acima. Achei um tanto quanto tendencioso e mascarado. Desculpe se meu comentário não tem muita relação com o post, mas gostaria muito de ouvir o senhor a respeito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.