domingo, 17 de setembro de 2023

STF avalizou a velha mutreta usada pelos sindicatos para tungarem trabalhadores

A prova do que está escrito no título da postagem é esta: eu não sou associado à APUFPR, mas já houve pelo menos 2 vezes em que esse sindicato cobrou contribuições para o "fundo de greve" por meio de desconto na folha de pagamento, e isso sem avisar e sem pedir autorização. Só fiquei sabendo porque calhou de eu olhar o meu contracheque naquelas duas ocasiões, então é possível que a APUFPR tenha me tomado mais dinheiro em meses nos quais eu não olhei. De qualquer modo, naquelas vezes em que eu flagrei o desconto, tive que ir pessoalmente até a sede da APUFPR para exigir a devolução do dinheiro por escrito. Na segunda vez, me fizeram ficar uns 40 minutos esperando para ser atendido!

Portanto, o STF, de maneira vergonhosa, declarou que é constituicional aplicar esse velho truque de arrancar dinheiro dos outros sem avisar contando que a pessoa lesada não vai perceber o saque ou não vai ter paciência de ir atrás da devolução do que lhe foi tirado!

Enquanto isso, os esbirros do PT no jornalismo, como o Reinaldo Apedeuta, ficam gritando que é mentira dizer que a "contribuição assistencial" (sic) é a volta do imposto sindical porque o trabalhador terá direito de se opor ao saque, o que não acontecia no caso do imposto.  Ora, do ponto de vista ético, a "contribuição assistencial" é ainda pior do que o imposto sindical, pois trata-se da legalização de uma prática desonesta e antidemocrática que os sindiatos já usavam há muitos anos! E eu não li nenhum artigo sério que omitisse o fato de que o trabalhador terá direito de se opor à "contribuição assistencial". Portanto, o Reinaldo Apedeuta usa o truque retórico de negar uma mentira contada por gente de pouca influência para desviar a atenção do ponto essencial, que é o caráter absolutamente antiético e autoritário da decisão do STF, além do efeito econômico perverso que isso representa: pressionar os trabalhadores a fazer pagamentos que eles avaliam que não valem o que foi cobrado. 

E que se note: antes, quando essa prática era questionada legalmente, sindicatos como a APUFPR usavam greves como desculpa principal para exigir pagamentos extraordinários até de quem não é associado; agora, com a decisão do STF, vão ficar muito mais à vontade para nos tungar quando bem entenderem, inventando qualquer motivo!

E tudo isso para quê? Para favorecer o PT, já que esse partido sempre teve forte apoio junto aos sindicatos que se locupletavam com o imposto sindical sem prestarem serviços que justificassem aquele dinheiro todo que era arrancado dos trabalhadores. Governo lixo apoiado por STF lixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.