sábado, 20 de abril de 2013

Ministério Público tem funcionado como aliado objetivo do PT

É bobagem dizer que o Ministério Público Federal - MPF, teve papel importante na condenação dos mensaleiros. O mérito se deve exclusivamente ao Supremo, que mudou sua jurisprudência para poder condenar os réus com o que a peça acusatória oferecia. Isso não quer dizer que o PT controla o MPF, é óbvio. Há promotores que exigem que se dê aos suspeitos desse partido o mesmo tratamento que é dado aos políticos de outras siglas. Mas, no frigir dos ovos, os efeitos das ações e inações do MPF têm beneficiado o PT e, às vezes, prejudicado pessoas inocentes, como Eduardo Jorge. Já tratei disso em outros textos, mas não vou retomá-los agora. Quero apenas reproduzir parte de um artigo que demonstra, sem qualquer dúvida, que o MPF foi implacável com os governos anteriores e, digamos assim, tolerante com os petistas. Boa leitura!


16/04/2013 às 4:53
Por Reinaldo Azevedo


Reportagem publicada ontem pelo Estadão evidenciou o uso absolutamente abusivo de jatinhos da FAB pelo primeiro escalão do governo Dilma. Trata-se de um disparate. As tentativas de explicação, então, são grotescas! O mais criativo na resposta foi José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça. Ainda acho que ele estava tentando tirar um sarro da reportagem. Já falo a respeito. Antes, quero apelar à memória dos leitores que já acompanhavam assuntos parecidos no governo FHC e trazer uma informação aos leitores mais jovens (muitos milhares neste blog). Lembram-se dos procuradores Luiz Francisco e Guilherme Schelb, os dois Torquemadas ao tempo em que os tucanos estavam no Planalto? Sumiram, não é? Por onde andarão? E cadê os outros representantes do Ministério Público?

Em dois anos de governo Dilma, as 18 aeronaves que podem servir aos ministros voaram 10,8 mil horas, em 5,8 mil voos. Perfizeram 8 milhões de quilômetros. Dava par ir à Lua e voltar 10 vezes. Alexandre Padilha, ministro da Saúde, fez 469 voos; em segundo lugar, vem Cardozo, com 353. Ninguém descobriu, até agora, o que faz Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, mas ele aparece em terceiro lugar na lista, com 317. O levantamento vai até fevereiro.

Vejam bem: dois anos e 2 meses de governo somam 789 dias. Descontem-se, no período, 208 entre sábados e domingos (e olhem que dou de barato os feriados). Sobram 581 de trabalho. Padilha viajou 469 vezes. A sua média mensal foi de 20 mil quilômetros. O Estadão faz uma comparação interessante: para tentar desarmar as bombas-relógio mundo afora, Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, percorre a média mensal de 32 mil quilômetros.

Não esqueci dos dois representantes do MP, não. Já chego lá. Ao se explicar ao jornal, Padilha lembrou que é o gestor do SUS e que tem de ir aonde o problema está. Tudo muito certo, tudo muito bem! Mas por que a maioria de suas viagens tem São Paulo como destino? Justamente onde ele tem fincadas as suas raízes políticas e cujo governo, se tudo sair como espera (não adiante negar), ele pretende disputar? Aí a explicação começa a ficar ruim, né?

E onde está o Ministério Público? Ministros do governo FHC tiveram de responder a ações de improbidade por muito menos do que isso. E que se note: nem estou entrando no mérito do que se fez antes. Estou apenas constatando a diferença de tratamento. “Ué, mas os ministros de Dilma não estavam trabalhando?” O terceiro maior useiro dos aviões, Fernando Pimentel, fez a maioria de suas viagens para… Belo Horizonte (grifo meu).

[...]

Encerrando

Na sequência do texto, são citadas as desculpas tolas que alguns ministros usam ao explicar as viagens que fazem nos jatos da FAB. Abaixo, algumas postagens relacionadas ao assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.