quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Nós não usamos a Avaaz. A Avaaz é que nos usa

Assim como inúmeras outras pessoas, já assinei umas poucas petições divulgadas por meio da Avaaz. Hoje, evito fazer isso, e por um motivo simples: ao invés de ser um canal para a livre manifestação de ideias e opiniões, a Avaaz é uma organização política de esquerda que censura petições das quais discorda e que usa os e-mails de todas as pessoas que algum dia já assinaram alguma petição no site para pedir dinheiro e também para dar ampla divulgação às petições que a organização considera mais relevantes.

Durante um bom tempo, de fato, eu só lembrava da existência da Avaaz quando algum amigo ou conhecido me enviava sugestão para assinar esta ou aquela petição. E essas petições tinham sempre um número pequeno de assinaturas, pois é óbvio que o alcance de qualquer campanha feita apenas com divulgação entre amigos e conhecidos, mesmo por meio da internet, não vai muito longe. Mas, uns tempos atrás, um certo Ricken Patel teve a cara de pau de me mandar e-mail dizendo que a "equipe da Avaaz" está sendo perseguida e que precisa de dinheiro para contratar um serviço de segurança. Mas, ora bolas, a Avaaz é uma ONG internacional com financiadores desconhecidos e que atua seguindo uma lógica de empresa privada. Se existe uma coisa que essa organização tem aos montes é dinheiro! 

Não bastasse isso, agora eu venho recebendo e-mails do sujeito pedindo para que eu assine as petições que a "equipe da Avaaz" considera de urgência máxima urgentíssima para salvar o mundo e o Brasil. Existe aí uma clara e injusta assimetria, portanto. Se uma pessoa quer fazer campanha por uma petição da qual esse grupo discorda, a campanha é censurada com a desculpa tipicamente esquerdista de que neutralidade não existe. Já se for uma campanha que não incomoda muito as ideias do grupo, então ela tem prosseguimento, mas, restrita a círculos de contatos pessoais, não causa impacto político algum. Contudo, todos os milhões de endereços de e-mail daqueles que algum dia já assinaram uma só dessas inúmeras petições inexpressivas serve para a "equipe da Avaaz" promover campanhas que atingem um contingente gigantesco de pessoas e que, portanto, têm potencial para gerar impacto político considerável.

A aparente liberdade que a Avaaz oferece a qualquer pessoa para propor e fazer campanha por abaixo-assinados nada mais é do que uma isca para que um grupo político de esquerda e autoritário monte uma lista de e-mails imensa com o objetivo de conseguir ainda mais dinheiro do que já tem e para dar grande repercussão às bandeiras político-ideológicas que lhe interessam. Não devemos assinar petições enviadas pela Avaaz mesmo quando concordarmos com elas!
 
Postagens relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.