sábado, 21 de novembro de 2020

Negros que o movimento negro não quer celebrar (e que o Facebook apaga da história)

Em uma sociedade não racial, não deveria haver "dia da consciência negra" ou branca ou de qualquer outra raça. Mas, já que instituíram um Dia da Consciência Negra no Brasil, ao menos deveriam ter escolhido uma data que homenageasse um negro importante da história brasileira que realmente lutou pela abolição e contra o racismo. Mas o movimento negro prefere mitificar Zumbi, rei de um Quilombo dentro do qual havia trabalho escravo, conforme já foi apontado por diversos historiadores. E, não bastasse isso, ainda apagam a história dos negros que realmente labutaram pela abolição e contra o racismo só porque a história desses negros revela a grande importância da Lei Áurea e da Princesa Isabel.

Como exemplos, transcrevo aqui alguns pequenos textos que contam a história desses negros esquecidos pela militância política e pelos professores de história e de geografia. Começo por André Rebouças, abolicionista cuja história vem sendo censurada pelo Facebook porque não está de acordo com os "Padrões da Comunidade".

Boa leitura!

- - - - - - - - - -

Engenheiro André Rebouças

Em 1873, o engenheiro André Rebouças, durante viagem aos Estados Unidos, se depara com o racismo que dominava a sociedade norte americana da época. Ao tentar se hospedar em vários hotéis de Nova Iorque, é impedido de entrar por ser negro, situação que nunca tinha passado no Brasil.

Teve de pedir ajuda ao cônsul Brasileiro em Nova Iorque, Luís Henrique Ferreira de Aguiar, para se hospedar no Washington Hotel. Logo após sofrer essa série de humilhações nos hotéis da cidade, Rebouças ainda passa por uma humilhação maior: é barrado de entrar no Grand Opera House de Manhattan, simplesmente por ser negro.

Apesar de ter sofrido na pele a experiência da segregação racial em sua visita aos Estados Unidos, Rebouças ficou encantado com o progresso técnico e o desenvolvimento econômico. Segundo o historiador Antônio Higino, os planos de modernização do Brasil sonhados por Rebouças se sustentavam numa associação entre uso de tecnologia, liberalismo econômico, associacionismo e trabalho livre dos EUA.

Ele demonstrou muita familiaridade com a história, a literatura e o próprio estilo de vida do país, sobretudo com os aspectos da política e da legislação norte-americanas.

Embora expressasse o seu total desdém pelo fato dos Estados Unidos ser uma República (André Rebouças era monarquista e amigo íntimo da família imperial).

Fonte: O Negro André: a questão racial na vida e no pensamento do abolicionista André Rebouças, de Anita Maria Pequeno Soares. Equipe Pedro II do Brasil. 


André Rebouças, Protetor dos Filhos da Princesa Isabel

Na manhã do dia 15 o Conde d'Eu e a Princesa Isabel faziam, pelas imediações do palácio, o habitual passeio a cavalo na companhia dos filhos, percorrendo laranjeiras até a praia do flamengo- "sem sombra de preocupação", dirá o Conde depois à Condessa de Barrai. O aspecto das ruas e dos transeuntes, a igual de toda a cidade, era o mesmo de sempre. Foi só na volta à casa, quando Gastão se pôs a ler os primeiros jornais do dia, que ele deparou com uma notícia incerta no Diário do Comércio, sobre um "movimento de indisciplina" que teria havido na Escola Militar, e que levará os Ministros a se reunirem, até alta noite, na Secretaria da Guerra. Não deu, porém, maior importância à notícia.

Estavam, assim, todos tranquilos naquela casa quando apareceu, por volta das dez horas, o Alferes Ismael Falcão, com a notícia de que as tropas estavam reunidas em frente do Quartel-General, com o Marechal Deodoro e Quintino Bocaiúva. "Neste caso, disse o Conde d'Eu - acabou se a Monarquia no Brasil.

Mal se tinham vindo a si os donos da casa diante de tais notícias, quando começaram a aparecer, sucessivamente, outros amigos, entre eles o Engenheiro André Rebouças "que me abraça, segundo o seu costume nas ocasiões solenes" - dirá o Conde d'Eu, com o plano que ele combinara com o Visconde de Taunay, de o Imperador ficar em Petrópolis, cercar-se ali de personagens importantes e organizar um Governo para enfrentar a insurreição militar.

O plano também foi apresentado à própria Princesa Isabel, que lamentaria mais tarde, depois de tudo perdido, não ter sido adotado. Além de apresentar um plano concreto de resistência a Deodoro da Fonseca, Rebouças propôs a Princesa Isabel e a Ramiz Galvão, professor dos Príncipes Pedro, Antonio e Luis, deixarem a proteção dos herdeiros da Casa de Orleans e Bragança sob seus cuidados. E sugeriu levá-los ao bordo couraçado Riachuelo e depois a Cidade de Petrópolis onde ficariam a salvo do caos do momento.

A intenção de Rebouças, que o Conde d'Eu demorou a compreender, era acompanhar e zelar pelos pequenos Príncipes Imperiais, aos quais se mostrara sempre muito afeiçoado, substituindo, de um certo modo, o Barão de Ramiz Galvão, que por motivos particulares não os podia acompanhar à Europa. Rebouças desceu de Petrópolis com os príncipes na madrugada de 17 de novembro, já decidido a compartilhar da sorte dos mesmos na Europa. Decidido "a partir para a Europa, - diz rebouças em seu Diário, - "com a Família Imperial, em lugar do Dr, Ramiz Galvão, Impossibilitado de partir pela numerosa família". 

O já deposto Imperador e a princesa Isabel tentaram convencer Rebouças a ficar no Brasil, onde seus conhecimentos seriam de bom proveito a nação, porém o engenheiro e empresário baiano já havia decidido que não iria participar de um governo que considerava ilegítimo, que jamais aceitaria seus planos econômicos de reforma agrária. Se já não podia restaurar o Império, Reboucas pelo menos poderia ajudar o amigo deposto de seu cargo de chefe de estado. Rebouças serviu de professor aos netos do Imperador até a morte do Monarca Brasileiro em 1891".

Fonte: História da queda do Império, Por Heitor Lyra. O livro consta do acervo da Biblioteca do IBGE, mas o Facebook censurou o post acima dizendo que viola os "Padrões da Comunidade"!


Francisco de Paula Brito (1809-1861)

Jornalista, escritor, poeta, dramaturgo e tradutor. Trabalhou em diversas tipografias e fundou a "Sociedade Petalógica", que teve como membro ilustre o então jovem escritor Machado de Assis. Foi ativista político e o primeiro a inserir no debate político a questão racial. Em sua tipografia foram impressas obras como “O Mulato“ e o jornal “O Homem de Cor”, colocando-o como precursor da imprensa negra. Em 1850, criou a “Imperial Typographia Dous de Dezembro”, data de seu aniversário e do Imperador Dom Pedro II, que se tornou seu acionista. Paula Brito foi, assim, o primeiro editor genuinamente não-especializado do país, pois incluía grande variedade de obras e assuntos, ao contrário de seus antecessores, que se dedicavam mais aos assuntos técnicos.



Monteiro Lopes (1867-1910)

Primeiro deputado federal negro do Brasil, nasceu na cidade de Recife, estado de Pernambuco, em 25 de dezembro de 1867. Filho do operário Jerônimo da Motta Monteiro Lopes e de Maria Egiphicíaca de Paula Lopes - ambos escravos libertos. Fez sua formação básica no Ginásio Pernambucano; em seguida, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife com a ajuda de Pedro II com sua bolsa para negros libertos a famosa “bolsa do Imperador”, período no qual revelou sua "têmpera de lutador" e se tornou um "acérrimo abolicionista". Em 1889, Monteiro Lopes mudou-se para o norte do país, onde exerceu cargos públicos e enfrentou embates políticos. Foi "nomeado promotor público de Manaus, sendo mais tarde elevado às funções de juiz de direito na mesma cidade". Por volta de 1894, transferiu-se para a capital federal, a fim de se dedicar à advocacia. Após conseguir se eleger vereador da cidade do Rio de Janeiro, em 1903, apenas 15 anos depois da lei áurea, Monteiro Lopes lançou sua candidatura a deputado federal, o que detonou uma fortíssima reação de cunho racista em contra sua candidatura. Depois de um duríssimo embate, a talvez maior mobilização de negros vista em escala nacional após a luta abolicionista levada a cabo no século XIX, alcançou-se pleno êxito, conseguindo Monteiro Lopes ser diplomado e empossado como o primeiro deputado federal negro da história brasileira, ele recebeu uma carta de parabéns da Princesa Isabel do exílio na França, porém, no ano seguinte em 1910, a diabetes deu cabo de sua vida, aos 43 anos.



Dr. José Ferreira de Menezes

Neto de escravos alforriados de São Paulo, Ferreira de Menezes foi um abolicionista, escritor, advogado e fundador da influente folha "Gazeta da Tarde", em 1880. Menezes fazia parte da crescente elite intelectual negra da época, era amigo de Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio e André Rebouças.

Seu jornal foi Pioneiro na causa abolicionista, suas páginas estavam fartas de denúncias da reescravização ilegal de negros libertos, crime previsto no Código Criminal da época. Menezes morreu apenas um ano após a criação do jornal, seu amigo José do Patrocínio liderou a continuidade do jornal até 1887, quando fundou a “Cidade do Rio”.



Hemetério José dos Santos (1858-1939) 

Foi professor, gramático, filosofo e escritor, nascido na cidade de Codó, província do Maranhão, no ano de 1858, Hemetério José dos Santos mudou-se para a província do Rio de Janeiro em 1875, aos 17 anos. Hemetério era filho do Major Frederico dos Santos Marques Baptisei, proprietário da fazenda Sam Raymundo, e de sua escrava Maria. Seu pai pagou seus estudos no Collégio da Imaculada Conceição, em São Luis.

Aos 20 anos de idade já era professor do Colégio Pedro II, na capital do Império; em 1889 era nomeado professor adjunto de língua portuguesa do Colégio Militar do Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II, onde, mais tarde, tornou-se professor vitalício. Cursou a Escola de Artilharia e Engenharia, conquistou a patente de Major, obtendo, depois, o galardão de Tenente-Coronel honorário em 1920. 

Sua atuação enquanto professor em diferentes espaços escolares, tais como o Colégio Militar do Rio de Janeiro e a Escola Normal Livre, ia além do fazer em sala de aula, pois o mesmo se utilizava desses e de outros espaços a fim de ministrar palestras e conferências a respeito do ensino. Na opinião de Sílvio Romero, ombreava com Olavo Bilac, Graça Aranha, Aluísio e Artur Azevedo, no uso da palavra escrita.



Capoeiras Nagoas (Partido Conservador) versus Capoeiras Guaiamuns (Partido Liberal) 

Os Nagoas e os Guaiamuns foram os dois maiores grupos de capoeiras que dominavam o cenário urbano do Rio de Janeiro a partir da segunda metade do século XIX. Os Nagoas e os Guaiamuns, como se identificavam, eram maltas rivais que brigavam pelo espaço e o destaque na sociedade carioca. Os Nagoas, como o próprio nome diz, remete a Nagô. Era formada somente por escravos africanos, sendo proibida a entrada de negros nascidos no Brasil, mestiços ou brancos.

Os capoeiristas Nagoas tinham filiação partidária com os Conservadores e frequentemente atacavam os Capoeiristas Guaiamuns (composto em sua maiora de mulatos e imigrantes portugueses) que tinham filiação com o Partido Liberal. No período eleitoral, os Capoeiras eram usados pelos políticos da corte como instrumento de intimidação dos eleitores. A eleição de 1880 foi a última com voto indireto e a participação massiva da população, pois em 1881 a Câmara dos Deputados aprovou lei que passava para 200 mil-réis a exigência de renda, proibia o voto dos analfabetos e tornava o voto facultativo, excluindo quase 90% do eleitorado da época. As maltas de Capoeiras do Rio de Janeiro foram extintas por Deodoro da Fonseca em 1890 pela associação desses grupos com a Guarda Negra e o Isabelismo.

Fonte: Capoeira: A History of an Afro-Brazilian Martial Art, de Matthias R. Assunção, citado por Brazil Imperial (será que esse post também foi censurado pelo Facebook?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.