quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quem mente é Marilena Chaui!

O colégio em que meu filho estuda escolhe seus livros didáticos entre aqueles mais radicalmente marxistas e com forte teor doutrinário. Exemplos disso são a cartilha de história de Mário Schmidt, já bastante criticada em textos jornalísticos, e o livro Filosofia - série novo ensino médio, de Marilena Chaui (Ática, 2009).


No capítulo A questão democrática, ela simplesmente ataca a liberdade de imprensa com argumentos de cunho ético sem qualquer base em evidências que os justifiquem. Vejamos:
Um outro obstáculo ao direito à participação política é posto pelos meios de comunicação de massa. Só podemos participar de discussões e decisões políticas se possuirmos informações corretas sobre aquilo que vamos discutir e decidir.
Ora, os meios de comunicação de massa não informam; desinformam. Ou melhor, transmitem as informações de acordo com os interesses de seus proprietários e das alianças econômicas e políticas destes com os grupos detentores do poder econômico e político. Assim, por não haver respeito ao direito de informação, não há como respeitar o direito à verdadeira participação política.
Os obstáculos à democracia não inviabilizam a sociedade democrática. Pelo contrário. Somente nela somos capazes de perceber tais obstáculos e lutar contra eles (p. 275).
Como se vê pelo último parágrafo, Marilena Chaui não defende o fim da democracia representativa, mas apenas utilizá-la como instrumento para instituir órgãos de censura à imprensa disfarçados de controle de qualidade ou algo do gênero. Quem já não ouviu falar disso, recentemente? Não é isso o que o PT vem tentando fazer desde que chegou ao poder, em nível federal? Não é isso o que o partido de Chaui começou a buscar com afinco redobrado desde o escândalo do "mensalão"? A propósito, foi justamente ela quem veio a público dizer que o mensalão nunca existiu e que tudo não passava de uma farsa montada pela "imprensa golpista"!

Foi nisso que deu esse marxismo de quinta categoria que a dona Chaui vem divulgando desde o livrinho O que é ideologia, da Coleção Primeiros Passos: desculpa esfarrapada para desqualificar denúncias de corrupção fundamentadas em evidências testemunhais e documentais e ainda amordaçar a imprensa independente! No final das contas, a mentirosa é ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado e está aguardando moderação.